terça-feira, 19 de junho de 2018

Porque as dores nas costas aumentam no inverno?

O inverno é a estação mais fria do ano, com ela vem as dores nas costas para a maioria das pessoas.Esta dor é a segunda maior causa de visitas de pacientes aos médicos, só perde para as dores de cabeça, e que também costumam aumentar no inverno.

Mas você sabe porque isso ocorre na maioria das vezes??

Com o frio temos uma contração dos vasos do nosso corpo, que fica mais frio e a flexibilidade diminui”,outro motivo para as dores ficarem mais intensas nas baixas temperaturas,é a contração involuntária da musculatura. “No frio, a musculatura permanece em constante reação de defesa, realizando uma contração involuntária para aumentar a temperatura, aquecendo o organismo. Com isso, poderá ocorrer deficiências no suporte sanguíneo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, diminuição da massa e da força muscular, limitação articular, alterações biomecânicas, ou seja, maior dificuldade do corpo de fazer certos movimentos, além de alterações posturais”.


As pessoas mais propensas a ter dores nesta época são os idosos e sedentários. “Essas pessoas sofrem mais com o frio, pois têm os músculos mais enfraquecidos e encurtados e necessidade de aquecimento da musculatura provoca contrações, deixando algumas partes do corpo mais doloridas. A artrite e a artrose, por exemplo, são doenças comuns que geralmente se agravam com a chegada do frio”. “Nas articulações, o líquido sinovial (que já está diminuído no idoso), fica mais espesso com o esfriamento do corpo, podendo limitar os movimentos e gerar incômodos”. Para prevenir e combater as dores o ideal é prática de exercícios regulares.


O que eu posso fazer para amenizar as dores? (Sem contra indicações)


1. Experimente ficar deitado de lado ou sentado de forma que as costas estejam totalmente encostadas na cadeira por alguns minutos, e evite ficar muito tempo na mesma posição, mesmo sendo sentado, deitado ou em pé. Ao ficar numa posição mais confortável, conseguimos respirar melhor e as fibras musculares se soltam, aliviando a dor nas costas.

2.Coloque uma bolsa térmica de sementes (calor úmido,que é melhor) morna exatamente em cima da dor nas costas, deixando-a atuar por 20 minutos.

3.Tome um banho morno e deixe o jato de água morna cair exatamente na região onde sente dor nas costas.


5.Outras opções são receber uma massagem de um profissional ou sentar-se numa cadeira massageadora.

Estas são apenas algumas dicas que pensamos ser as mais fáceis de fazer em casa,mas se você tem alguma dica que você fez ou faz,conte pra gente e ajude a divulgar o bem estar a outras pessoas!

Grande abraço!

Fto.Bruno Villaça