quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Como recuperar-se de lesões mais rápido!




Assim que o nosso corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, vem a dor, a vermelhidão e o inchaço. Nestes casos,uma das primeiras e mais corriqueiros receitas é a compressa quente ou fria. 


O problema é que nem sempre sabemos qual das duas é a ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia e do tratamento se usadas de forma errada, o efeito pode ser o inverso e o sintoma até piorar.
Entenda que:

A compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido pois tais traumas podem romper alguns vasos, e quando se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluídos. 
Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido”.


Sobre a terapia quente:
Nunca devemos usar o calor em situações de traumas, contusões, entorses ou lesões ligamentares nas primeiras 48 horas. Isso pode aumentar o fluxo sanguíneo no local e aumentar o processo inflamatório e o inchaço”,


Quanto a escolha do tipo de produto usar,nós indicamos a bolsa gel pela praticidade pois pode ser usada para ambas terapias e não tem a necessidade de correr riscos com queimaduras no manuseio da água quente,nem o trabalho de colocar gelo em sacos plásticos.

Dica final

Embora ambas proporcionem alívio, é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. “O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um suporte bolsa gel para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”.