segunda-feira, 21 de maio de 2018

Benefícios da pratica Esportiva durante o Inverno -Terceira Idade -







Há quem diga que no inverno as pessoas ficam mais elegantes, bonitas e também mais dispostas. Para algumas pessoas a realidade é completamente outra. O frio passa a ter outro papel além do desconforto térmico e começa a ser uma súplica causando intermináveis dores corporais.
Quando a estação mais gelada se instala com suas baixas temperaturas, é hora de cuidar ainda mais da saúde e do corpo.

Em todas as estações, os exercícios físicos para idosos são benéficos,mas em especial o inverno pois durante o inverno, praticamente dobra o número de atendimento a pessoas com dores musculares. São indivíduos que chegam ao pronto socorro se queixando de desconforto no pescoço, nas pernas e nas costas. Isso acontece porque nos dias frios há uma tendência maior a contrair os músculos do corpo, se encolher e se movimentar menos, o que causa maior rigidez muscular.

Além disso, os exercícios melhoram o equilíbrio e a flexibilidade, garantem autonomia e independência para o dia a dia, elevam a autoestima e permitem a socialização, aumentando a qualidade e expectativa de vida.

No inverno, os benefícios dos exercícios para terceira idade são ainda maiores. Nesse período, os idosos ficam com os músculos do corpo mais contraídos e tendem a se movimentar menos, passando a apresentar maior rigidez muscular.

Essa rigidez pode causar dores, resultar em quadros de artrose que costumam se complicar e, ainda, apresentar doenças respiratórias.



Dores que aumentam ou surgem com a chegada do inverno 


Com o frio do inverno, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis, o corpo tende a forçar mais os músculos, a fim de produzir mais calor e diminuir a sensação de frio. É por essa razão que as pessoas sentem mais dores no corpo”,

As dores nas articulações aumentam, pois a temperatura baixa deixa a sensibilidade mais evidente, principalmente em quem já sofre com a artrose. 

A musculatura permanece em constante reação de defesa nesta época do ano, realizando contrações involuntárias, o que torna algumas partes do corpo doloridas. 
Nas articulações, o líquido sinovial – que fica entre as articulações e tendões, fica mais espesso com o esfriamento do corpo o que pode limitar os movimentos e também gerar incômodo e a má circulação do sangue que acontece porque nossos corpos tendem a ficam mais encolhidos, com os músculos contraídos.

Os cuidados para que os problemas de saúde não interfiram no treino dos idosos estão relacionados à boa alimentação, à hidratação frequente e à prática de exercícios.


Para se prevenir, confira algumas dicas:


-Mantenha o corpo aquecido, em especial as extremidades e o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo e provocar contraturas musculares.

- Exercite-se no inverno. Muitas pessoas desistem de praticar exercícios físicos nessa época do ano, mas aquecimento e alongamento são fundamentais neste período porque a musculatura fica mais contraída e a incidência de lesões é maior. Além disso, o alongamento ativa a circulação e diminui o frio.

De acordo com o fisioterapeuta e acupunturista, a realização de exercícios físicos nessa época do ano é fundamental. Para quem sofre de doenças crônicas, o clima frio pode agravar a situação. Por isso, o sedentarismo é o grande vilão nesse momento e a dica é manter o corpo em movimento.
Bruno Villaça recomenda a prática de caminhadas e alongamentos diariamente, pois são atividades físicas complementares e orientadas a quase todas as pessoas, em qualquer idade. “O que não pode acontecer é ficar sem a prática de exercícios físicos durante os dias frios. A recomendação é não ficar parado. Nesse inverno, mexa-se”!