quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Entrevista sobre Yoga: Paula Gonzalez Prabhadra



"Para encontrar a tão buscada paz de espírito, o relaxamento e a diminuição do estresse é preciso perceber que não somos a mente. Ela é parte de um todo que podemos aprender a controlar. Para isso, devemos começar pelo corpo, pois é mais palpável, concreto, de mais fácil acesso".



Para falar sobre os motivos que você deve inserir a Yoga na sua rotina semanal, convidamos a Instrutora de Yoga Paula Gonzalez Prabhadra, para falar um pouquinho sobre a Yoga e os seus benefícios.

1.O que o Yoga faz basicamente?

Com o Yoga, trabalhamos o corpo físico, a mudança de hábitos com a intenção de acalmar a mente.

2.O que significa Yoga?

A palavra Yoga significa união, Yoga é a unificação da consciência individual com a consciência suprema. Muitas pessoas desconhecem o real significado da palavra Yoga e confundem com apenas a prática de exercícios físicos, quando na verdade a prática de ásanas (posturas de Yoga) é apenas uma parte de tudo que a filosofia do Yoga representa.

3.Quais são os principais benefícios de praticar Yoga?

Os benefícios do Yoga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis. Seria impossível listar aqui todos os benefícios do Yoga sem que essa entrevista ficasse demasiadamente longa, então vamos a alguns principais: - A prática de ásanas (posições) aumenta flexibilidade e força do corpo e da mente; - Proporciona maior consciência corporal; - Ativa todos os pontos energéticos do corpo; - Prepara a mente para a meditação.

4.Existem diferentes tipos de Yoga?

Somente no Ocidente existem mais de dez métodos que o praticante pode encontrar em academias ou espaços especializados. Manter um corpo saudável em equilíbrio, é fundamental para manter também uma mente em tal estado, auxiliando nas práticas de meditação para que possamos atingir um estado de consciência suprema.

5. Grávidas, podem praticar Yoga?

Sim, a prática de Yoga é recomendada para gestantes, pois não oferece nenhum tipo risco, muito pelo contrário em uma aula direcionada especialmente para esse público a futura mamãe aprende a controlar e direcionar melhor suas emoções, reduzindo a ansiedade e medos, além do vínculo entre mãe e filho(a),trás também muitos outros benefícios para o bebê.

6. A Yoga pode ser praticada por crianças?

Não existe uma idade mínima para iniciar a prática do Yoga, podemos encontrar diversas escolas especializadas em Yoga para bebês, crianças, jovens, adultos e terceira idade, de fato a Yoga é para todos, desde que acompanhada por um profissional capacitado.

7.Tem um melhor horário para praticar Yoga? E Porque?

Os melhores horários para prática de ásanas é pela manhã ao nascer do sol e no fim do dia ao pôr do sol, devido a energia que esses horários transmitem, pela manhã é indicada uma prática mais ativa e no fim do dia uma prática mais relaxante, mas eu gosto de dizer que o melhor horário para praticar é aquele que você pode, sabemos que com a correria do dia a dia é importante encontrar um horário que se enquadre na sua rotina para que você possa ter seus minutos de conexão consigo mesmo, com seu corpo e sua mente.

8. A pergunta que não quer calar,Yoga emagrece?

Yoga pode emagrecer sim, é possível realizar uma prática mais ativa e intensa e conseguir excelentes resultados para o seu corpo, mas lembro que Yoga não é somente a parte física, é essencialmente a conexão do corpo e mente e com a introdução de hábitos saudáveis e filosofia do Yoga em sua vida você vai naturalmente perder o excesso de peso e gordura corporal.

9. Yoga diminui a ansiedade?

Sim! Com a mente calma e tranquila que a prática do Yoga proporciona notamos uma redução na ansiedade, a prática de controle da respiração auxilia muito nesse ponto, posturas de equilíbrio trabalham a concentração e foco interno que refletem diretamente na redução da ansiedade. Com uma mente mais tranquila .

10. O que eu preciso para praticar?

Você precisa apenas de sua força de vontade, roupas confortáveis e um tapetinho. Hoje se você não encontra uma escola de yoga ou academia perto da sua casa,saiba que na internet já é possível praticar com o auxílio de instrutores online, mas sempre pesquise para ter certeza que seu instrutor está apto para lhe fornecer as aulas. Depois basta pegar o seu Mat (tapete de yoga), encontrar um lugar tranquilo e começar a praticar!

11. O que significa Namastê e o gesto de reverencia unindo as mãos que é feita pelos praticantes de Yoga?

Namastê é uma forma de cumprimento que expressa respeito ao próximo. É uma palavra originária do sânscrito, que literalmente significa "curvo-me perante a ti" e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Em um sentido mais amplo, o Namastê significa “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”. Geralmente essa expressão é acompanhada de um gesto feito com as mãos unidas (em forma de oração) onde é feita uma leve reverência a outra pessoa. A partir de agora, quando ouvir ou falar a palavra Namastê, lembre que, de acordo com essa cultura antiga, você está participando conscientemente do processo de evolução espiritual que essa palavra estimula.

Se você mora em Porto Alegre e quer conhecer mais sobre Yoga, ou quem sabe já quer começar a praticar, a Instrutora de Yoga Paula Gonzalez Prabhadra, é formada pela Instituição Internacional Ananda Marga e dá aulas de Tantra Yoga, Yoga Aéreo e Yoga Kids.