quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Que tipos de exercício se beneficiam da cafeína?


A pesquisa mostrou que a cafeína pode melhorar o desempenho atlético por um pequeno mas significativo 3%.

À medida que você se exercita seu corpo produz um produto químico chamado adenosina que faz você se sentir cansado. A cafeína bloqueia os receptores de adenosina nos nervos, de modo que seu cérebro percebe menos dor e fadiga. Este processo permite que você continue por mais tempo, então a cafeína é especialmente útil para um determinado tipo de exercício: esportes de resistência. Então, se você estiver em corrida de longa distância ou andar de bicicleta, a cafeína pode melhorar seu desempenho.No entanto, nem todos os tipos de exercícios se beneficiarão. Isto é devido à forma como a cafeína funciona no seu corpo. Ao contrário da crença popular, não tem nada a ver com o aumento do fluxo sanguíneo para seus músculos, fazendo com que seu coração bombeie mais rápido. Na verdade, o principal benefício da cafeína vem do seu efeito no seu sistema nervoso central.

No entanto, julgar a quantidade ideal de cafeína a tomar para se beneficiar deste efeito não é direto.
Uma quantidade ideal cientificamente estabelecida é de 3 miligramas por quilograma de peso corporal. Isso é entre 1 e 2 grandes xícaras de café de filtro padrão para um homem ou mulher comum. Se você não gosta de café, você também obtém cafeína em chá, cola, chocolate e algumas bebidas esportivas, mas o conteúdo de cafeína desses produtos raramente é indicado no rótulo, então é difícil trabalhar uma dose precisa.

Além da dose, o tempo é importante. A cafeína continuará trabalhando por algumas horas após a sua tomada, mas precisa ser ingerida pelo menos uma hora antes do exercício.

Uma maneira mais precisa de conseguir a dose certa no momento certo é usar um tipo relativamente novo de produto contendo cafeína: chiclete de cafeína. Isso proporciona um controle muito maior sobre a dose e o tempo, e pode fornecer 80% da cafeína à corrente sanguínea em apenas 5 minutos. A goma de cafeína é usada atualmente por algumas equipes de esportes profissionais. Como a cafeína está presente em tantos produtos, atualmente não é proibida para uso em esportes.

No entanto, um efeito bem conhecido da cafeína é torná-lo nervoso, por isso é contraproducente para os esportes, onde a coordenação mão-olho é crucial, como snooker, tiro ao arco ou golfe. Outra desvantagem significativa é que, quanto mais você a usa, menos eficaz ela tenderá a ser. Então, se você pretende usar a cafeína para o desempenho físico e deseja evitar uma tolerância, pode ser melhor evitar a grande corrida ocasional, em vez de ser usada regularmente.

Fontes:
Exercício e desempenho esportivo com baixas doses de cafeína - Spriet de LL (www.ncbi.nlm.nih.gov)

Farmacocinética de dose múltipla de cafeína administrada em goma de mascar a voluntários saudáveis ​​normais. - SA Syed et al (www.ncbi.nlm.nih.gov)