quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Como os sapatos danificam meu corpo?



O Fisioterapeuta Bruno Villaça preparou algumas dicas sobre saúde dos pés,abordando os principais problemas causados por diferentes tipos de calçados.


Salto alto

Os saltos altos são os sapatos que mais danificam nossos corpos.Mas isso não significa que todas as mulheres que usam salto terão essas complicações, o ideal é reduzir o uso e variar o tipo de calçado.

Os problemas mais comuns do uso de saltos altos são:
-Joanetes
-Calos
-Metatarsalgia
-Tendinites e bursites
-Fratura dos metatarsos

Além da pressão exercida na ponta do pé,o tornozelo é levantado mantendo o músculo da panturrilha em uma posição contraída o que irá levar a um encurtamento permanente do músculo, o que pode fazer com que se perca com o tempo a habilidade de caminhar com os pés descalços.



Dica:

Se você não quer desistir dos saltos altos, então uma solução é escolher um salto mais baixo.

Alguns exercícios também auxiliam  para fortalecer os pés e torná-los mais capazes de suportar a pressão.Um fisioterapeuta pode ajudar.


Sapatos rasteirinhas


Os sapatos baixos, como as sandálias rasteirinhas, não conseguem absorver o impacto da caminhada e isso também sobrecarrega os tornozelos e os joelhos.
Um sintoma muito comum de que os sapatos não estão adequados é o aparecimento de calos. 

Fora isso, o uso do salto pode aumentar a lordose, dobrar a carga que o joelho recebe e até triplicar a carga que o quadril recebe.

Dica:


Você pode tentar usar palmilhas com melhor suporte para arco.Estas são palmilhas de apoio especiais e estão disponíveis na OrthoHouse.



Sapatos tamanho errado

A maioria das pessoas quando atinge a idade adulta tende a pensar que o seu número de calçado vai continuar o mesmo,mas isso está errado, à medida que envelhecemos, o arco do pé tende a cair, isso afasta o pé, tornando-o maior.

Os calçados apertados podem restringir a frente do pé e os dedos dos pés, o que pode levar a calos, joanetes e dedos tortos.


Dica:

Compre sapatos com base em como eles se encaixam no seu pé,algumas marcas costumam variar a forma,o que pode variar seu número para mais ou para menos.



Caso tenha alguma dúvida mais específica sobre os problemas causados por calçados,envie sua pergunta para o nosso Fisio. bruno@orthohouse.com.br